segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FLORIANÓPOLIS/SC - PRAIA DA BARRA DA LAGOA

Praia da Barra da Lagoa - Florianópolis/SC, Brasil. 


A praia da Barra da Lagoa situada no leste da Ilha, numa distância aproximada de 23km do Centro de Florianópolis, é uma das praias mais populares da Ilha. 
É uma praia agradável, muito bonita, onde há uma boa estrutura para atender os moradores locais e turistas,  contando com o comércio local, mini-mercados, lojas, restaurantes, farmácias, ônibus, pousadas, etc. 
Entretanto, como a maioria das praias de Florianópolis, um de seus problemas bem evidentes é a falta de estacionamento. São poucos no local, que cobram entre R$ 5,00 a hora ou R$10,00 a diária, e alguns são bem próximos da praia, outros nem tanto.

O mar às vezes possibilita a prática de surf mas, em regra, é uma praia de mar calmo, onde é possível a prática de outros esportes aquáticos. 


Dentre os restaurantes em frente à praia da Barra da Lagoa, recomendamos o Restaurante Beira Mar. Ambiente simples, de frente para a praia, com preço bom e um cardápio variado. A dica é a Anchova ou Tainha grelhada (conforme a época), que vem acompanhada de arroz, salada, pirão e batatas fritas, prato típico da Ilha. 
Tainha grelhada e acompanhamentos

Restaurante Beira Mar - Barra da Lagoa
Há, ainda, o canal da barra, que liga as águas da Lagoa da Conceição com o Oceano Atlântico. Pelo canal passam embarcações de médio e pequeno porte, bem como há trapiches para o desembarque de pescadores locais e em algumas residências a beira do canal. Também, na extensão do canal, é possível encontrar restaurantes com decks e trapiches que favorecem o desembarque de clientes nesta área. 



Oficialmente, a Praia da Barra da Lagoa possui 650 metros de orla. Em sua extensão, ao norte, está a Praia do Moçambique, que possui 8 km de extensão. Ambas não estão separadas geograficamente.

 


A praia da Barra da Lagoa também é conhecida por sua ponte que passa sobre o canal da barra.  Antigamente a ponte era pênsil, mas devido a necessidade de reforma e para maior segurança dos pedestres, foi trocada por uma ponte de estrutura metálica, com piso de madeira.  



A nova Ponte da Barra da Lagoa tem 80 metros de extensão e 1,8 metro de largura. Atravessando-se essa ponte, há uma trilha que leva à Prainha do Leste, praia cercada por rochas e muito verde. E após a Prainha, encontram-se costões que levam até a praia da Galheta. A praia da Galheta é o famoso reduto de naturistas em Florianópolis.

Por fim, a população da Barra da Lagoa chega a quadruplicar durante a alta temporada.  É também o maior núcleo pesqueiro da ilha e realiza todo o ano, geralmente no mês de julho, a Festa da Tainha.




Quando estiver passeando por Florianópolis, não deixe de conhecer a Barra da Lagoa. 

Um comentário:

  1. A lagoa também é um fantástico lugar para pedalar em dias com pouco movimento, principalmente no inverno.

    ResponderExcluir