segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Um passeio pelo Balneário de Penha/SC


O post de hoje é sobre um pequeno município do litoral catarinense, localizado ao norte de SC, conhecido por  Penha ou Balneário de Penha

O Balneário de Penha possui cerca de 19 praias e 31 quilômetros de orla marítima. Além disso, é a sede do maior parque temático da América Latina: o Beto Carrero World. 





Na costa de Penha a natureza segue praticamente intacta em muitos lugares. Num passeio de uma tarde, percorremos o litoral e conhecemos algumas praias da região. Pequenas enseadas vão revelando cenários paradisíacos, como na Praia Vermelha e arredores. Ficam como dicas para conhecer: 

* Praia Vermelha: É um dos destaques do Balneário de Penha. Fica em uma área de preservação ambiental e é semi-deserta, considerada uma das mais lindas. Praia de Mar aberto, requer cuidados com recifes e costões. Há ondas para a prática de surf. Seu acesso se dá através de estrada de chão. Há poucas casas e restaurante/bar na beira da praia. Além disso, é ponto de chegada dos voos de parapente que são iniciados no morro onde há o Mirante da Praia Vermelha
Quem curte parapente e quiser fazer um voo duplo na região, apreciando a belissíma paisagem, é só conversar com o pessoal do parapente num pequeno trailler que estacionam no Mirante da Praia Vermelha. Por aproximadamente 20 minutos de voo, o custo é de R$120,00. 








* Praia Grande: Mais uma linda praia, semi-deserta e sem estrutura para turistas e banhistas. Não vi restaurantes nem bares nesta praia, somente um Hotel ou Pousada. 



* Ponta do Cantagalo: O acesso paralelo a praia se dá por uma estrada de chão. Contudo, a praia tem difícil acesso. Não há faixa de areia, apenas costões. 




* Ponta Negra: Pode ser vista no voo de parapente ou do Mirante da Praia Vermelha. Praia com costões e vegetação. Acredito que o acesso se dá somente por trilhas.


Praia da Cancela: De pequena extensão, é ladeada por pedras e pelo trapiche da praia de Armação do Itapocoroy. É muito procurada pela excelente visão que proporciona dos barcos ancorados na baía de Armação e pela sensação de conforto e aconchego. Ótima para banho comparada por muitos uma piscina natural.


Praia da Armação do Itapocoroy:  Com mais de 800 metros de extensão, nela concentram-se centenas de embarcações da pesca artesanal e industrial, todas ali ancoradas pelo fato desta praia ser considerada segura e bem abrigada dos ventos norte e sul. 


* Praia do Trapiche: Fica ao lado da praia da Armação, separadas apenas pelo trapiche. É uma praia de águas calmas, ideal para curtir com toda a familia e crianças. Possui uma estrutura muito boa, com bares e restaurantes na orla. 



E se você tiver mais tempo para passear, sugiro ainda as praias mais ao Norte de Penha: Praia Alegre, Praia da Saudade, Praia do Quilombo, Praia Grande, Ponta da Vigia, ...  Vale a pena conhecer, as paisagens são fantásticas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário