segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CHILE - MERCADO CENTRAL DE SANTIAGO


Outro lugar de parada obrigatória no Chile é o Mercado Central de Santiago

Localizado na esquina das calles 21 de Mayo e San Pablo, o Mercado Central é um ponto gastronômico da cidade e um dos lugares onde mais se concentram restaurantes de comida típica da região, muito visitado por turistas. 

Inaugurado em 1872, lá é possível encontrar diversos tipos de pescados e moluscos da costa Chilena, inclusive, a famosa Centolla.



Centolla Chilena
Ao chegar na frente do Mercado Central, é possível ver um homem com uma Lhama fantasiada oferecendo serviços fotográficos aos turistas. A foto com a Lhama, que apelidamos carinhosamente de "Chiquitito" (risos...) custa 1000 pesos chilenos, aproximadamente R$3,40. Você pode optar em tirar a foto com a máquina do fotógrafo (e ele imprime na hora) ou com a sua máquina.  Todos sabem que a Lhama cospe, não? Pois então, recomendo não assustarem o bicho nem fazerem movimentos bruscos... rs! Conosco deu tudo certo, o Chiquitito foi muito simpático! 


"Chiquitito" 

Além das bancas que vendem peixes, o Mercado Central conta com outros serviços, venda de souvenirs e restaurantes. 

Ah, não se assuste ao passear pelos corredores do Mercado e os garçons ficarem te abordando e oferecendo o cardápio.  Isso é comum nesse local. Os garçons quase travam uma "guerra" pelos clientes, tentam te agradar de todas as formas possíveis para que você entre no restaurante para almoçar. 

Almoçamos no El Galeón. Ambiente agradável, música ao vivo e a comida muito boa. Os pratos são individuais ou para duas pessoas. Como eu tenho algumas restrições alimentares, optamos por prato individual.  Experimentei um salmão grelhado com tempero e  acompanhamentos da casa e meu marido provou a Centolla.  Aliás, a Centolla tem em vários tamanhos: júnior, médio e grande. Como era para uma pessoa, optou-se pela tamanho júnior. 



Centolla 


Para servir a Centolla, o garçom tem todo um ritual. Trazem uma mesa auxiliar, que fica ao lado da mesa do cliente e com a tesoura vão abrindo e cortando a Centolla, retirando somente a carne, que é colocada num outro prato e servida com um molho alho e óleo, que vem borbulhando de tão quente, além de arroz e salada. O cliente não faz nada, só tem o prazer de comer! O garçom deixa tudo pronto no prato e tudo que não é carne de Centolla, é retirado e levado para a cozinha.



É bem interessante! Sugiro provarem a Centolla quando forem ao Chile, pois é um prato típico da gastronomia chilena e não se encontra em outras regiões. O preço é um pouco "salgado", a Centolla tamanho junior custou aproximadamente R$100,00 (30.000 pesos chilenos), para uma pessoa.

E no passeio pelo Mercado Central, encontramos um restaurante com tema de futebol, cheio de bandeiras e camisas de times de futebol de todo o mundo. Na lateral do restaurante, em pleno corredor, há uma vitrine de camisas. Dentre várias de times brasileiros, encontramos a camisa do Avaí, que foi dada ao dono do restaurante por um casal de torcedores de Florianópolis/SC. Bem legal! 
Outras camisas e bandeiras também ficavam expostas no teto e paredes do restaurante. 



Por fim, na frente do Mercado há um posto policial para a segurança e serviços de informações aos turistas, bem como pessoas que trabalham para agências de turismo e oferecem passeios pela cidade. 




Um pequeno vídeo na frente do Mercado Central de Santiago:


Site do Mercado Central de Santiago: http://mercadocentral.cl/
Horário de atendimento: das 7:00h às 20:00h. 

*** Mais fotos do Chile no Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário