terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BUENOS AIRES - RESTAURANTES

Olá!!!! :) 
Continuando as postagens sobre Buenos Aires, hoje é a vez de indicar alguns restaurantes que tivemos a oportunidade de conhecer. Infelizmente não temos fotos de todos, pois algumas vezes jantamos ou almoçamos em shoppings e deixamos de registrar. 
Buenos Aires possui muitos restaurantes de excelente qualidade, serviço e gastronomia diversificada. Tem comida para todos os gostos! E a maioria dos restaurantes serve à francesa, ou seja, por um preço "x" você tem direito a escolher a entrada, o prato principal e a sobremesa.  Dependendo do lugar escolhido, os preços são muito bons! 
Ah, independente do restaurante escolhido, quando for a Buenos Aires, não deixe de experimentar a Parrila Argentina e o famoso Bife de Chouriço! É um generoso pedaço de contra-filé assado na brasa, com tempero argentino, acompanhado de arroz, batatas fritas e, às vezes, salada.  Imperdível!

Seguem as dicas:

- Siga la Vaca: Localizada em Puerto Madero, é uma churrascaria que oferece as carnes argentinas e um buffet bem variado. Atualmente, o preço varia de 72 a 95 pesos por pessoa (aproximadamente R$30 a R$45,00), incluindo o buffet à vontade, as carnes, a sobremesa e uma bebida. 
Na época em que fomos, o preço era bem menor, praticamente metade do valor. Com a ida de turistas brasileiros e a valorização do Real, alguns restaurantes de Buenos Aires aproveitaram para aumentar seus preços. Hoje, se encontra mais turistas do que os próprios argentinos nestes restaurantes. 
* Site do Siga la Vaca
** Dica especial: Se forem neste restaurante, experimentem o Profiteróles na sobremesa. Além de delicioso, é muito bem servido (na verdade, é gigante!). Segue a foto...
Profiteróles, uma das sobremesas do Siga La Vaca, em Puerto Madero.

- Bahia Madero: Mais um restaurante excelente, localizado em Puerto Madero, que serve carnes argentinas (Parrila) e acompanhamentos à francesa. Seu menu inclui: entrada, prato principal, sobremesa, bebida e café. O preço é por pessoa.  Veja o Menu.  O ambiente é super bonito e agradável. Recomenda-se fazer reserva, pois é sempre movimentado. 
Site do Bahia Madero

- El Palácio de La Papa Frita:  Com mais de 50 anos de existência, esse tradicional restaurante argentino tem no seu cardápio um tipo de batata muito diferente daquelas que costumamos comer: a batata soufflé, ou seja, uma batata cortada em rodelas bem finas e "inflada".  Praticamente todos os pratos vem acompanhados dessa batata soufflé, marca registrada da casa. 
Em Buenos Aires, há quatro endereços onde se pode saborear as batatas soufflé mais tradicionais da Argentina. Conhecemos os restaurantes da Av. Corrientes e da Calle Lavalle, 735. Em ambos, os garçons são senhores mais velhos, que parecem fazer parte da história do lugar. Fomos muito bem atendidos e servidos. O serviço é à francesa também. 
Fato curioso e engraçado que ocorreu no restaurante da Calle Lavalle: nossa mesa tinha um pé quebrado e para apoiá-la no chão colocaram um pedaço de pão (isso mesmo que vc leu: um pão!). Assim a mesa não "balançava" enquanto jantávamos. Passamos a janta inteira rindo da situação e olhando para o "pão" sustentando a mesa. E, claro, tiramos uma foto! 
Tudo bem que o restaurante tem mais de 50 anos, mas alguns móveis não duram para sempre, né? Foi cômico! 
Algumas fotos no Palacio de La Papa Frita... 

Batatas soufflé (infladas) e Bife de Chouriço

Batatas soufflé (infladas)

Taça de sorvetes, sobremesa que escolhemos.
O pé da mesa e seu "apoio": um pão! rs! (A foto não ficou muito boa, mas dá para ter noção da cena, rs!)

- La Parolaccia: É uma Trattoria, na forma de franquia, com vários restaurantes espalhados por Buenos Aires. Vale a pena conhecer! 
Também é servido à francesa, onde se escolhe a entrada, o prato principal (massas), a sobremesa, bebida e o café. O forte da casa são as massas artesanais. Há fotos da produção e da casa no site La Parolaccia.
Estivemos na Trattoria La Parolaccia de Puerto Madero. Ambiente muito bonito e agradável. As massas são deliciosas! Fachada da casa em Puerto Madero: La Parolaccia
Algumas sugestões: 
Entrada - Bruschettas

Lasanha Bolonhesa (o molho é delicioso!)

Esse prato de massa tinha um molho típico da casa e linguiças.

Sobremesa: Profiteróles. 
Ficam aí as nossas dicas de restaurantes e alguns pratos deliciosos que tivemos a oportunidade de experimentar. Em Buenos Aires, come-se muito bem e os preços, comparados ao Brasil, são bons! Não deixem de experimentar as carnes argentinas e de conhecer esses lugares!

7 comentários:

  1. Alessandra,

    Mais sugestões na área do Puerto Madero, da Recoleta e de Palermo, ou vocês só foram a esses?

    Sds.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Mais 2 perguntas: o menu total do Bahia Madero está por volta de 120 pesos, incluindo ali as bebidas e a garrafa de vinho para 2 pessoas, conforme informa o link que você postou?

    Os restaurantes aceitam dolar tanto quanto peso, ou temos que pagar exclusivamente em peso / cartão?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Vinny, tenho mais sugestões sim, quero ver se posto nessa semana. :)
    Quanto aos restaurantes, o Bahia Madero não incluía bebidas quando eu fui. Se consta algum menu especial no site, pode ser que tenham feito algo diferente.
    Restaurantes de lá aceitam dólar, peso e alguns aceitam até reais. Todos trabalham com cartões de crédito. Mas, acho mais viável pagar c/ cartão ou em pesos argentinos, devido ao câmbio ser mais favorável.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandra,
    Obrigado pelas dicas! Com essa alteração, por Decreto, da alíquota do IOF para as transações na função crédito no exterior, pergunto se você chegou a tentar usar seu cartão no débito direto em conta, pois agora passou a ser a função mais vantajosa (pagamento em dólar comercial + IOF de 0,38%).
    Abraços.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  5. Essa opção não utilizei. O uso do cartão foi no crédito e acabei tendo vantagem, no dia do fechamento da fatura o dólar estava um valor e no dia do pagamento estava menor, depois o banco reembolsou a diferença.
    Quando você vai viajar? Essa semana postarei mais dicas. Fui novamente p/ Buenos Aires faz 2 semanas e tenho mais fotos e relatos p/ postar.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu vou no feriado da Semana Santa/Tiradentes, daqui a 3 semanas. Tou pensando em comprar o livro do Alexandre Herzog sobre os restaurantes de Bs.As., mas ainda não tive tempo de folheá-lo em uma livraria.
    Gracias!

    ResponderExcluir
  7. Eu fui no El Potrillo e achei maravilhoso!!!! Carnes saborosas...!!!

    ResponderExcluir