terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O fantástico Cerro Catedral, em Bariloche - Argentina


Bariloche é um dos locais mais lindos e incríveis que já fomos. A primeira imagem que vem a cabeça é essa aí, a vista do Cerro Catedral, lugar de parada obrigatória. 

O Cerro Catedral é uma montanha situada a 19 quilômetros San Carlos de Bariloche, dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, na Argentina.

Para chegar ao Cerro Catedral, há o passeio oferecido por agências de turismo, há táxi (conhecidos como remises) e, também, ônibus de linha que passa pelo Centro Cívico de Bariloche, em vários horários, e leva turistas, moradores locais e praticantes de esqui para lá (inclusive com os equipamentos). 

Devido ao horário (preferimos não acordar tão cedo) e ao preço parecido com os transfers oferecidos pelas agências, optamos pelo taxi (remises). 
No trajeto de ida, do Centro Cívico até Cerro Catedral, o remises custou 90 pesos argentinos. Na volta, custou 110 pesos argentinos. Valeu a pena, pois foi um transporte rápido, confortável e que estava dentro dos nossos horários. 



Chegamos na base de Cerro Catedral perto das 10h30min. e nos encaminhamos até a empresa La Cueva, onde tínhamos agendado um passeio de snowmobil. O passeio começava às 11h30min. Esse passeio será melhor detalhado num outro post. 

Na base do Cerro Catedral há vários cafés, restaurantes, pizzaria, sorveteria, além de lojas de roupas, acessórios para esportes na neve, aluguel de equipamentos e roupas para neve e as bilheterias da estação de esqui. 


Para quem é iniciante e tem vontade de esquiar ou praticar snowboard, recomendamos fazer as aulas na escola de esqui. Tem aulas de um dia inteiro ou meio período, tudo depende da sua prática com o equipamento.  Na base do Cerro Catedral tem algumas escolas. O ideal é se informar antes e chegar cedo para aprender. Há informações no site e no facebook do Cerro Catedral (links no fim do post). 

Para quem já sabe esquiar, é só alugar o equipamento (caso não o tenha), comprar os tickets das pistas (iniciante, intermediário ou profissional), subir com o teleférico, bondinho ou teresillas (cadeiras) e aproveitar! 



No nosso caso, como andamos de snowmobil e chegamos mais tarde na entrada da estação de esqui, não fizemos aulas e não esquiamos. Compramos os tickets do Cable Carril e do Refúgio Lynch, um dos locais do Cerro Catedral com a vista mais linda de Bariloche. Além disso, precisávamos almoçar, então recebemos a dica de ir para o Refúgio Lynch, onde tem um restaurante/café e uma pizzaria. 

Com os tickets comprados e estando vestidos adequadamente para a neve (roupas impermeáveis, inclusive sapatos e luvas), fomos até a entrada do Cable Carril e aguardamos o bondinho. 


Na subida, que faz metade do trajeto até o topo da montanha, pegamos um pouco de nevoeiro. Descemos do bondinho e fomos em direção as teresillas (cadeiras) para mais uma subida em direção ao Refúgio Lynch.  



Sobre o tempo, não se assustem, muda a todo instante em Bariloche. Ora faz sol, ora aparecem nuvens, ora chove... Mas uma coisa é certa: se tiver um sol entre nuvens e um pouco de vento, não vá embora de Cerro Catedral. Chegamos lá com nevoeiro e um pouco de sol, meio escondido entre nuvens. Paramos para almoçar no Refúgio Lynch e, de repente, o nevoeiro se foi e fomos presenteados com uma paisagem incrível! 





Nosso almoço foi na Pizzaria do Refúgio Lynch (no andar superior do restaurante). Jamais imaginaria que ia comer uma pizza tão boa, no topo da montanha rodeada por neve, e feita num forno à lenha. Recomendo à todos, estava uma delícia! 




Depois de almoçar, ficamos até o fim da tarde curtindo o lugar. Simplesmente incrível!
Lembrando que a última descida do Cerro Catedral ocorre às 17h30min. Após esse horário, as teresillas, teleféricos e bondinho param de funcionar.






Além da linda paisagem, coberta por neve, a 2.405m de altura, vimos pássaros da região e um Condor sobrevoando o Cerro Catedral no fim da tarde. 







Trouxemos centenas de fotos na bagagem e a certeza de que um dia retornaremos àquele local. E, de preferência, para esquiar. Vale a pena! Bariloche é tudo de bom! 



Mapa do passeio feito no Cerro Catedral:

* Site do Cerro Catedral: http://www.catedralaltapatagonia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário