segunda-feira, 14 de maio de 2012

Brasília/DF: Catedral Metropolitana, Biblioteca e Museu Nacional


O post de hoje é "3 em 1", pois vou falar sobre três pontos turísticos projetados por Oscar Niemeyer e situados lado a lado em Brasília/DF. 

A famosa Catedral Metropolitana de Brasília ou também conhecida por Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é um dos pontos turísticos mais visitados do Distrito Federal e uma das mais belas obras do arquiteto Oscar Niemeyer. 


   

Localizada na Esplanada dos Ministérios, sua estrutura é composta por 16 pilares de concreto unidos por uma base circular com 60m de diâmetro e entremeados de vitrais nas cores azul, branca e verde, criados pela artista plástica Marianne Peretti. Simplesmente, fantástica!
O interior da Catedral é todo resvestido com 500 toneladas de marmore. Três anjos suspensos por cabos de aço, no centro da Catedral, dão a impressão de estarem descendo do céu para tocar os visitantes.




Atualmente a Catedral está passando por restaurações e só está aberta para visitação. Na frente da catedral ficam vendedores ambulantes (de água mineral, picolé, e até lembrancinhas da cidade) e há alguns estacionamentos na frente e na lateral.

Ao lado da Catedral, está o Museu e a Biblioteca Nacional. É possível percorrer a pé os três pontos turísticos. 

O Museu Nacional, que tem a forma de cúpula, tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e foi inaugurado juntamente com a Biblioteca Nacional no dia 15 de Dezembro de 2006 com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Patrimônio da Humanidade.  





O museu e a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino. E em frente ao Museu, há espelhos d'água que realçam ainda mais a beleza do lugar.  


A Biblioteca Nacional de Brasília ou Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola fica junto ao Eixo Monumental. Durante algum tempo, foi conhecida como "a biblioteca sem livros", pois a construção permaneceu por algum tempo sem acervo e fechado à visitação. Hoje localiza-se em seu 4° andar o Espaço do Pesquisador, com acervo cedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e IBICT, estando aberta à comunidade desde dezembro de 2008.



Os três pontos turísticos são muito bonitos e vale a pena visitar.  E, ainda, para quem gosta de arquitetura e fotografia, sugiro também passar por esses locais a noite. Todos os pontos turísticos tem iluminação e é seguro parar para fotografar. Geralmente há shows no complexo cultural e sempre é bem movimentado. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário