Rancho Queimado é um município de Santa Catarina, localizado a 65 km de Florianópolis e a uma altitude de 810 metros. Seu nome de deve ao fato de um rancho, que servia de pousada para tropeiros que viajavam do litoral para o município de Lages/SC, ter incendiado. Daí o nome "Rancho Queimado".
O pequeno município é um lugar calmo, em meio a natureza, onde é possível encontrar diversos sítios, fazendas, hotéis-fazenda, pousadas, condomínos residenciais e um comércio local de produtos típicos da região.
Na cidade também se encontra a fábrica de refrigerantes Leonardo Sell uma das mais antigas do Brasil, desde 1905, que é fabricante do tradicional refrigerante Pureza.
Colonizada por imigrantes europeus, na sua maioria alemães, Rancho Queimado guarda até hoje características dessa cultura na sua arquitetura, seus costumes e suas tradições.
A cultura aliada às belas paisagens naturais e ao clima da serra catarinense fazem de Rancho Queimado um excelente local a ser visitado.
As principais atividades econômicas são o turismo e a agricultura, com destaque para o morango, que tornou Rancho Queimado a capital catarinense do morango.
A Festa do Morango é realizada anualmente, no mês de novembro, no distrito de Taquaras, em Rancho Queimado/SC. Dentre as atrações da festa, estão as exposiçòes, concursos gastronômicos, venda de produtos da região, almoço colonial e apresentações culturais típicas da região.
Almoço colonial na Festa do Morango |
Festa do Morango - Rancho Queimado/SC. |
Continuando o passeio, encontramos outras atrações de Rancho Queimado/Taquaras:
A região é cheia de hortências, que dão um toque especial à paisagem. |
Igreja Luterana de Rancho Queimado, no alto do morro:
Monumento aos Tropeiros: foi edificado em 1955 pela comunidade local em homenagem aos tropeiros que usavam Rancho Queimado para pernoitar. O Monumento ao Tropeiro é o único da região dedicado a eles, está localizado no Morro das Navalhas – Distrito de Taquaras.
Em Rancho Queimado, tivemos o prazer de conhecer a Pousada e Cantina Colonial Italiana Cheiro de Serra. Lugar lindo, super familiar e com uma gastronomia de dar água na boca. Fantástica! Recomendamos a visita!
Mesmo que você esteja somente a passeio e não queira se hospedar na Pousada, pode almoçar, jantar e, até mesmo, tomar um café colonial na Cantina.
Site da Pousada: http://www.cheirodeserra.com.brSite da Cantina: http://www.cheirodeserra.com.br/cantinaitaliana.html
Na Cantina Colonial Italiana você pode optar pelo cardápio a la carte ou pelo menu do dia. Optamos pelo menu do dia (é cobrado por pessoa e pode se servir a vontade). A comida é caseira, feita em fogão à lenha, e tem um sabor e tempero todo especial. No dia que fomos almoçar havia polenta, frango caipira ensopado e carne assada de panela ensopada. Essas três opções são acompanhadas de massa e queijo parmesão ralado, que são servidos na mesa. A Cantina ainda conta com uma carta de vinhos e outras opções de bebidas.
Simplesmente, muito bom!
Vale a pena conhecer esse pedacinho da Serra Catarinense. Rancho Queimado e Taquaras são lugares muito bonitos e perfeitos para quem busca contato com a natureza e relaxar da correria das grandes cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário