Dando continuidade aos posts de São Paulo, hoje vou escrever sobre a região central e alguns passeios que fizemos no city tour, começando pela visita à Catedral Metropolitana de São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé, centro de SP.
A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos do mundo, criada em 10 de agosto de 1591. Em 1745 foi demolida e construída novamente em estilo barroco. Anos depois, em 1911, a Catedral colonial foi demolida novamente e em 1913 projetou-se uma enorme igreja com estilo neogótico e inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.
Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália. Entretanto, devido às guerras mundiais, houve grande dificuldade para se concluir a obra. Assim, a inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, com as torres ainda inacabadas, mas a tempo para a celebração do quarto centenário de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
As obras se estenderam até 1940. Entre os anos de 2000 e 2002, a Catedral passou novamente por restaurações e reabriu as portas após obras que consumiram R$ 19,5 milhões.
A Catedral da Sé é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo. ( Fonte: Wikipédia )
É permitido fotografar dentro da Catedral da Sé. Contudo, sugiro sem flash para não atrapalhar o sossego e as orações das pessoas que ali frequentam. Vale a pena conhecer, é uma das igrejas mais lindas que entrei até hoje.
Um alerta que faço: fiquem atentos à movimentação de pessoas e andarilhos dentro e fora da igreja. Por ser um ponto turístico e localizada na região central, é bom ficar atento e cuidar dos pertences.
Saindo da Catedral, depara-se com a famosa Praça da Sé. Muito movimentada durante o dia, mas cheia de andarilhos em volta. Sempre é bom tomar cuidado. A noite não me arrisco caminhar por lá, não sugiro o passeio. Contudo, tenho muita vontade de um dia fotografar a catedral a noite, mas só com um grupo de pessoas (city tour noturno) e tendo a certeza de estar segura.
Na Praça da Sé localiza-se o monumento marco zero do município. A partir dele, contam-se as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo, bem como a numeração das vias públicas da cidade.
A praça é um dos espaços mais conhecidos da cidade e sempre é palco de muitos eventos importantes da história do país. É possível chegar na praça de metrô, ônibus, caminhando pelo centro ou taxi.
Mais fotos, acesse: São Paulo
Até o próximo post!! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário