Localizada no planalto serrano de Santa Catarina, a 167km da capital Florianópolis, a cidade de Urubici é a terra das hortaliças, do turismo, da natureza exuberante, do meio ambiente preservado e onde se encontra o ponto mais alto do sul do Brasil: o Morro da Igreja.
No tocante às hortaliças, Urubici se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente a variedade Gala, considerada a melhor de toda a região serrana. Além da maçã, também há o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul.
As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas de 1800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Alguns anos atrás, era comum nevar na região. Atualmente, a neve é rara, sendo mais comum encontrar a paisagem coberta de gelo (geada) nos dias mais frios. Mesmo assim, devido às belezas naturais do lugar, Urubici está incluída no 'Caminho da Neve'.
Quando neva ou ocorre geada, a paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se de branco e até as águas das cachoeiras congelam.
O turismo rural também é muito famoso na região, havendo diversas fazendas e pousadas preparadas para receber bem o turista, proporcionando conforto, comida farta e deliciosa e atividades ao ar livre, como as cavalgadas e caminhadas em trilhas.
A Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel.
A Cascata Véu de Noiva, é outro cartão postal da cidade e está a 25 km do centro. Com a sua entrada localizada no Morro da Igreja, um pouco antes da trilha que leva a Cascata, há uma pousada e restaurante típico da região, com fogão a lenha e comida caseira, onde também há pinhão cozido e outras variedades de lanches e alimentos.
Outro ponto turístico é o Morro da Igreja, localizado a 28 km do centro, com 1.822 metros de altitude, que permite enxergar todo o Litoral Sul Catarinense num dia de sol e céu aberto. Nesse morro, uma impressionante escultura natural em forma de janela chama a atencão: a Pedra Furada.
Uma dica para quem vai ao Morro da Igreja é levar roupas para o frio. Mesmo que seja verão, lá em cima é sempre mais friozinho e é comum ter vento. No outono e inverno, o vento é congelante. Recomendo ir com jaqueta "quebra-vento", roupas de lã, touca ou com protetores de ouvido. Há relatos de que a sensação térmica no Morro da Igreja já chegou aos - 46°C, sendo considerado o local mais frio do Brasil.
Além da paisagem incrível, também está localizada no Morro da Igreja a sede do Cindacta IV - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
Se optar por um passeio de um dia, sem estadia em pousadas da região, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade e almoçar em alguma churrascaria ou restaurante no centro de Urubici.
Aproveite também para conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que está localizada no centro da cidade e é uma das maiores e mais modernas igrejas do Estado. Seu estilo arquitetônico gótico é incomum, em forma de arcos, caracterizando uma cruz.
O acesso a Urubici se dá pelas rodovias SC-430 ligando o município à BR-282 em Bom Retiro. Pelo sul há a SC-430, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Ao leste, a SC-439 desce a serra chegando ao município de Grão Pará, ligação com a BR-101 em Tubarão. A oeste, SC-439 levando ao município de Rio Rufino.
Mais fotos de Urubici/SC: Flickr