sexta-feira, 30 de março de 2012

Um passeio em URUBICI - SC


Localizada no planalto serrano de Santa Catarina, a 167km da capital Florianópolis, a cidade de Urubici é a terra das hortaliças, do turismo, da natureza exuberante, do meio ambiente preservado e onde se encontra o ponto mais alto do sul do Brasil: o Morro da Igreja. 

No tocante às hortaliças, Urubici se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente a variedade Gala, considerada a melhor de toda a região serrana. Além da maçã, também há o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul.

As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas de 1800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Alguns anos atrás, era comum nevar na região. Atualmente, a neve é rara, sendo mais comum encontrar a paisagem coberta de gelo (geada) nos dias mais frios. Mesmo assim, devido às belezas naturais do lugar, Urubici está incluída no 'Caminho da Neve'. 

Quando neva ou ocorre geada, a paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se de branco e até as águas das cachoeiras congelam. 


O turismo rural também é muito famoso na região, havendo diversas fazendas e pousadas preparadas para receber bem o turista, proporcionando conforto, comida farta e deliciosa e atividades ao ar livre, como as cavalgadas e caminhadas em trilhas. 

Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel.  

A Cascata Véu de Noiva, é outro cartão postal da cidade e está a 25 km do centro. Com a sua entrada  localizada no Morro da Igreja, um pouco antes da trilha que leva a Cascata, há uma pousada e restaurante típico da região, com fogão a lenha e comida caseira, onde também há pinhão cozido e outras variedades de lanches e alimentos. 


   

Outro ponto turístico é o Morro da Igreja, localizado a 28 km do centro, com 1.822 metros de altitude, que permite enxergar todo o Litoral Sul Catarinense num dia de sol e céu aberto. Nesse morro, uma impressionante escultura natural em forma de janela chama a atencão: a Pedra Furada




Uma dica para quem vai ao Morro da Igreja é levar roupas para o frio. Mesmo que seja verão, lá em cima é sempre mais friozinho e é comum ter vento. No outono e inverno, o vento é congelante. Recomendo ir com jaqueta "quebra-vento", roupas de lã, touca ou com protetores de ouvido. Há relatos de que a sensação térmica no Morro da Igreja já chegou aos - 46°C, sendo considerado o local mais frio do Brasil. 

Além da paisagem incrível, também está localizada no Morro da Igreja a sede do Cindacta IV - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. 


Se optar por um passeio de um dia, sem estadia em pousadas da região, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade e almoçar em alguma churrascaria ou restaurante no centro de Urubici.  
Aproveite também para conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que está localizada no centro da cidade e é uma das maiores e mais modernas igrejas do Estado. Seu estilo arquitetônico gótico é incomum, em forma de arcos, caracterizando uma cruz.


 

O acesso a Urubici se dá pelas rodovias SC-430 ligando o município à BR-282 em Bom Retiro. Pelo sul há a SC-430, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Ao leste, a SC-439 desce a serra chegando ao município de Grão Pará, ligação com a BR-101 em Tubarão. A oeste, SC-439 levando ao município de Rio Rufino.

Mais fotos de Urubici/SC: Flickr

quinta-feira, 15 de março de 2012

GAROPABA - SC

Garopaba, Santa Catarina, Brasil. 


Localizado a quase 90km de Florianópolis, o Município de Garopaba é um dos roteiros turísticos do litoral sul do Brasil. Cidade pequena, que vive principalmente da pesca e do turismo, Garopaba encanta a todos com suas belezas naturais. 

Suas praias, conhecidas internacionalmente devido ao surf, e a exuberância do meio ambiente, tornaram Garopaba um destino muito frequentado por turistas de todo o Brasil, especialmente gaúchos, e estrangeiros. 


A cidade possui uma boa estrutura (comércio, lojas, bancos, farmácias, supermercados, etc.) que permite atender ao morador local e aos turistas que ali passam a temporada.


Na esquina dessa avenida, do lado direito, tem um restaurante chamado 'Gelo Mel', que tem um buffet a quilo muito bom e variado, com carnes, frango, frutos do mar, massas e saladas. Tem opção para todos os gostos. E quem preferir uma refeição 'a la carte', em frente a praia tem mais opções de restaurantes. 

Em algumas épocas do ano, é possível observar as baleias francas que nadam no litoral catarinense e passam por Garopaba. O turismo de observação de baleias está em pleno desenvolvimento. Há duas empresas que promovem programas de observação embarcada, em barcos especiais dotados de toda a segurança e guias especializados. 

No turismo religioso pode-se destacar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim, com característico estilo arquitetônico açoriano.



Garopaba possui oito praias, sendo que as mais famosas e frequentadas são as praias da Ferrugem, Central, Siriú e a Gamboa, cercada pela Mata Atlântica.  Mas, também não deixe de conhecer a Praia da Barra e a Lagoa de Garopaba.  

Praia da Ferrugem - Garopaba/SC.

Lagoa de Garopaba, SC.

Praia da Barra, Garopaba, SC.

Praia da Ferrugem, Garopaba, SC.


Ainda, se tiver a oportunidade de percorrer o município, recomendo uma visita ao Mirante de Garopaba, onde é possível ver toda a cidade e as praias vizinhas, inclusive as Dunas de Macacu, lugar lindíssimo!  



Mais fotos de Garopaba/SC, acesse: Flickr - Garopaba

segunda-feira, 5 de março de 2012

JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA/PR


Localizado no bairro Jardim Botânico, o Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade. Foi inaugurado em 1991 e em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.



O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas. As estufas são climatizadas e mantém espécies da Floresta Atlântica. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês. 
A principal é de estrutura metálica e vidro, é de acesso ao publico, é um dos mais belos pontos turísticos de Curitiba. Sua arquitetura com três abóbodas do estilo art-noveau, foi inspirada em um Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A outra estufa é restrita à pesquisa botânica.



É um lugar muito bonito, tranquilo e apropriado para passeios e atividades físicas ao ar livre. Vale a pena a visita!


* Localização: Rua Eng. Ostoja Roguski, 400 - Jardim Botânico, Curitiba - PR. 
* Entrada gratuita. 
* Recomenda-se ir durante o dia. A noite o Jardim tem pouco movimento e pode ser perigoso.