segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Um passeio pelo Balneário de Penha/SC


O post de hoje é sobre um pequeno município do litoral catarinense, localizado ao norte de SC, conhecido por  Penha ou Balneário de Penha

O Balneário de Penha possui cerca de 19 praias e 31 quilômetros de orla marítima. Além disso, é a sede do maior parque temático da América Latina: o Beto Carrero World. 





Na costa de Penha a natureza segue praticamente intacta em muitos lugares. Num passeio de uma tarde, percorremos o litoral e conhecemos algumas praias da região. Pequenas enseadas vão revelando cenários paradisíacos, como na Praia Vermelha e arredores. Ficam como dicas para conhecer: 

* Praia Vermelha: É um dos destaques do Balneário de Penha. Fica em uma área de preservação ambiental e é semi-deserta, considerada uma das mais lindas. Praia de Mar aberto, requer cuidados com recifes e costões. Há ondas para a prática de surf. Seu acesso se dá através de estrada de chão. Há poucas casas e restaurante/bar na beira da praia. Além disso, é ponto de chegada dos voos de parapente que são iniciados no morro onde há o Mirante da Praia Vermelha
Quem curte parapente e quiser fazer um voo duplo na região, apreciando a belissíma paisagem, é só conversar com o pessoal do parapente num pequeno trailler que estacionam no Mirante da Praia Vermelha. Por aproximadamente 20 minutos de voo, o custo é de R$120,00. 








* Praia Grande: Mais uma linda praia, semi-deserta e sem estrutura para turistas e banhistas. Não vi restaurantes nem bares nesta praia, somente um Hotel ou Pousada. 



* Ponta do Cantagalo: O acesso paralelo a praia se dá por uma estrada de chão. Contudo, a praia tem difícil acesso. Não há faixa de areia, apenas costões. 




* Ponta Negra: Pode ser vista no voo de parapente ou do Mirante da Praia Vermelha. Praia com costões e vegetação. Acredito que o acesso se dá somente por trilhas.


Praia da Cancela: De pequena extensão, é ladeada por pedras e pelo trapiche da praia de Armação do Itapocoroy. É muito procurada pela excelente visão que proporciona dos barcos ancorados na baía de Armação e pela sensação de conforto e aconchego. Ótima para banho comparada por muitos uma piscina natural.


Praia da Armação do Itapocoroy:  Com mais de 800 metros de extensão, nela concentram-se centenas de embarcações da pesca artesanal e industrial, todas ali ancoradas pelo fato desta praia ser considerada segura e bem abrigada dos ventos norte e sul. 


* Praia do Trapiche: Fica ao lado da praia da Armação, separadas apenas pelo trapiche. É uma praia de águas calmas, ideal para curtir com toda a familia e crianças. Possui uma estrutura muito boa, com bares e restaurantes na orla. 



E se você tiver mais tempo para passear, sugiro ainda as praias mais ao Norte de Penha: Praia Alegre, Praia da Saudade, Praia do Quilombo, Praia Grande, Ponta da Vigia, ...  Vale a pena conhecer, as paisagens são fantásticas! 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SÃO PAULO - PADARIAS



Se tem algo que não pode faltar na sua programação quando for a São Paulo é a ida (quase que obrigatória) às famosas padarias.  Juro que não tem igual, as padarias paulistanas são as melhores do Brasil! 

Vou indicar algumas que tive o prazer de conhecer. 

* BELLA PAULISTA CASA DE PÃES:  Se você estiver nas proximidades da Avenida Paulista, tire um tempinho para conhecer essa padaria 24 horas, é excelente! 
A Bella Paulista está localizada na Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira Cesar. É uma das ruas que cruza a Av. Paulista, próximo ao Hotel Ibis, ao Conjunto Nacional, etc. A padaria fica a uma quadra da Av. Paulista e funciona 24 horas. 

 

Na entrada da padaria você recebe um cartão com código e tudo o que for consumido é inserido no sistema pelos garçons, sendo pago na saída diretamente no caixa.

Na Bella Paulista é servido desde buffet de café da manhã (salvo engano até às 14h) até buffet de sopas, entre 19h e 4h da manhã. Além disso, tem um variado cardápio com sanduíches que levam o nome dos bairros de SP, pizzas, refeições, sobremesas, sorvetes e, inclusive, uma adega com diversos vinhos nacionais e importados, bem como queijos e frios, produtos importados, etc. 



(Fotos do site da Bella Paulista Casa de Pães)
O buffet de café da manhã é quase um almoço. Além das opções do buffet, você ainda pode pedir café ou capuccino e pão na chapa com manteiga.  Falando em pão na chapa com manteiga... hummm!!! Imperdível! O pão deles é muito bom, não deixem de experimentar!


O buffet de sopas é mais uma atração da padaria. Diariamente, servem quatro tipos de sopa acompanhadas de pães, torradas, salgadinhos, queijo ralado, temperos, etc. O buffet é livre e o valor é cobrado por pessoa,  quando fomos era R$ 22,00. 

Nossa indicação nessa padaria: o pão na chapa com manteiga, os sanduíches e os docinhos (tartelette de limão, maracujá e chocolate). São deliciosos!!!  Ah, o sanduíche é feito com pães grandes. Portanto, dá para dividir entre 2 pessoas, a não ser que você seja bom(boa) de garfo e consiga devorá-lo sozinho(a)...rs!


Por fim, na época de Natal, a Bella Paulista faz panetones com recheio de trufa/limão/chocolate. A produção não dá conta, logo que sai a fornada e são expostos no balcão, começam a sair. Já compramos e recomendamos também, são ótimos!  Essa da foto é um panetone tamanho "mini", mas há maiores. 


* Site da Bella Paulista: http://www.bellapaulista.com
Aberta 24 horas. 

GALERIA DOS PÃES:  A Galeria dos Pães é mais uma das grandes padarias paulistanas. Localizada na Rua Estados Unidos, n. 1645, Jardim América, é um lugar onde se encontra de tudo, desde pães no balcão até buffet de café da manhã, refeições diversas, vinhos, queijos e frios, etc. 





Recentemente, a Galeria dos Pães recebeu o prêmio Baker Top 2011 - Padaria do Ano. Vale a pena conhecer, além de servir coisas deliciosas, a padaria é muito bonita! 

Nessa padaria, experimentamos um sanduíche na hora do almoço. Aprovado, muito bom! 


* Facebook: Galeria dos Pães
* Site da Galeria dos Pães: http://www.galeriadospaes.com.br/
* Aberta 24h. 


* ST. ETIENNE:  A charmosa Santa Etienne também é uma padaria de encher os olhos e que agrada a todos os paladares. Tivemos a oportunidade de conhecer duas de suas padarias: a St. Etienne Jardins e a St. Etienne City, a maior padaria do Brasil. 

St. Etienne City

 No mesmo estilo das grandes padarias paulistanas, a St. Etienne também tem diariamente os buffets de café da manhã e de sopas à noite. A novidade é o buffet de feijoada aos sábados, o buffet de almoço diariamente e o buffet colonial aos sábados e domingos.  Tem opções para todos os gostos!

St. Etienne City
A St. Etienne City é a maior padaria do Brasil. Muito organizada, bonita e tem um atendimento muito bom! 
Experimentamos o buffet de café da manhã, que é delicioso. No buffet há várias opções de salgados e doces, pães, queijos e frios, sucos, café, tortas, e ainda é possível pedir chocolate quente e capuccino ao garçom. 


A St. Etienne Jardins é um pouco menor, mas muito aconchegante. O buffet de café da manhã e o balcão da padaria são recheados de baguettes, que é o forte da casa.  Tudo que comemos lá era muito bom! 


* St. Etienne City - Av. Diógenes Ribeiro de Lima, n. 2555, Alto de Pinheiros, SP. 
Aberta 24h. 
* St. Etienne Jardins - Al. Joaquim Eugênio de Lima, n. 1417, Jardins, SP.
Aberta 24h. 
* Site da St. Etienne: http://www.santaetienne.com.br 

Depois de olhar e conhecer essas padarias de SP, que nunca fecham e tem qualidade e serviços impecáveis, dá até raiva quando dá vontade de comer algo gostoso num fim de semana em Florianópolis e não se encontra uma padaria boa aberta... rs! Bem que Floripa poderia ter uma padarias dessas...

Bom, essa são as padarias que conhecemos e sempre frequentamos quando vamos a SP. Esperamos que gostem e que possam visitá-las quando estiverem em Sampa. E quem tiver outras dicas de padarias, fiquem a vontade em comentar e indicar.  :)